quarta-feira, 28 de abril de 2010

Recuperação e Restauro - Exemplo

Fonte: http://www.hornbysrestoration.com/fire

Quando um movél fica danificado pelo fogo, nem sempre a sua reparação é tão difícil, assim como pode ser visto nas fotos seguintes.

Antes


Depois

terça-feira, 27 de abril de 2010

Recuperação e Restauro - Mais um exemplo



Encontrei este exemplo de recuperação ou restauro num dos meus vagueios internautas. Achei interessante, a demonstração de um movél queimado, que normalmente qualquer um deitaria no lixo, apesar de existirem meios de lhe poder dar uma nova vida.


Esta é uma das grandes vantagens do mobiliário em madeira maciça. Até certo ponto é sempre possivél a sua recuperação, tendo um periodo de vida muito mais longo do que um movel produzido com aglomerado de particulas, fibras, ou equivalentes.




domingo, 25 de abril de 2010

Mobiliário em cartão

À medida que os recursos naturais enfrentam, cada vez, uma maior crise de stock...começam a surgir sérios concorrentes para o mobiliário como o conhecemos ....como o por exemplo ... o cartão.


Este tipo de mobiliário surge numa competição com os seus "familiares" em madeira, onde podem são utilizadas substâncias pouco boas para a saude (colas, vernizes, etc). O melhor de tudo é que a matéria-prima para este tipo de mobiliário deriva, na maioria das vezes, grandes quantidades de caixotes que todos os dias são depositado no lixo.

As peças deste material ainda são de baixo custo, devido ao preço da matéria prima utilizada e ao peso contribuindo assim também para a diminuição das emissões de gases de efeito de estufa emitidos para a atmosfera, relativamente ao transporte.

O designer David Graas criou estes móveis em cartão cujas peças são feitas a partir das suas próprias embalagens. Para as montar, basta encaixar todas as peças na posição correcta, como um puzzle.




Aqui ficam outros exemplos...






Inovação interior - Portas de correr

Tem falta de espaço? As portas de sua casa não lhe permitem movimentar á vontade? Está na hora de mudar as velhinhas dobradiças e maçanetas.





Este tipo de porta tem crescido em utilização, devido essencialmente aos novos projectos arquitetura ou design de interiores. Muito mais por questões estéticas do que funcionais, este tipo de porta optimiza a livre movimentação no espaço interno de uma casa ou apartamento.



A imagem da porta de correr é simplesmente fantástico!  Esta porta faz também a função de parede divisora de ambientes.


Existem imensas ideias de portas de correr que te podem  inspirar na criação da tua. Separa dois ambientes ou elimina portas com a intenção de aumentar espaços pequenos.


Aqui ficam alguns exemplos...





domingo, 18 de abril de 2010

Recuperação e Restauro - Renovação das escadas de um sotão

Esta renovação, há muito que teve um começo... no entanto ainda não tive muito tempo para lhe dar um fim.

Contudo, deixo por aqui algumas fotos do antes e de algumas modificações. As imagens do "Depois", não mostram o resultado final do trabalho. Mostram apenas as alterações mais profundas.

O espaço refere-se a umas escadas para um sotão, com uma inclinação muito ingreme, paredes em tabique muito degradadas, degraus em muitos casos podres ou partidos. Com uma parede um pedra a necessitar de uma recuperação, a mudança era realmente necessária.

Antes


Durante

Depois
As paredes de pedra foram picadas e as juntas arranjadas com cimento, ficando preparadas para tubagem e as caixas necessárias para uma instalação eléctrica de tomadas e iluminação.

As escadas tiveram acabaram repavimentadas com madeira de pinho reutilizada e tratada. No restante espaço de soalho, sotão, foi utilizado pavimento flutuante, também reutilizado, uma vez que havia sido removido de uma outra casa, estando na generalidade em bom estado e com raros cortes que impossibilitassem a sua reutilização.


As paredes de tabique estão revestidas com madeira para lambrim, com acabamento à tonalidade natural da madeira. No seguimento das paredes de tabique, foi colocado um tecto mais apropriado nas escadas, incluindo um foco de iluminação, preparando assim o sistema de iluminação.



Como é obvio pelas presentes fotografias a obra continua. Ainda são necessárias algumas alterações, como por exemplo o polimento e envernizamento das escadas, ou as guardas com balaustes das escadas, utilizando e reutilizando o mateiral madeira sempre que possivel.

Assim que a obra estiver conluída actualizarei numa nova postagem com novas fotos... e espero que seja para breve...