Pages

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

REPENSAR + RECICLAR + RENOVAR

A indústria de mobiliário é um subsector que representa 52,8% do sector madeireiro em Portugal. Trata-se de um subsector diversificado em termos do tipo produções (design e utilização) e de matérias-primas utilizadas (grau de especificação e conjugação de madeiras e derivados).

Esta indústria pode ter diferentes tipos de produção, por exemplo mobiliário de cozinha, componentes e elemento de mobiliário, mobiliário geral. No entanto algumas empresas especializam-se num determinado tipo de mobiliário ou produção. A produção pode ser feita em série ou por medida. Depende do consumidor ou mercado a que se destina.

Algumas empresas apostam no estilo e inovação, enquanto outras apostam em estilos já existentes e muito conhecidos por parte do consumidor.

Contudo, todo o mobiliário sofre desgaste e danos ao longo dos anos de uso. Este desgate é muito notório quando é constituido essencialmente com placas de aglomerado de particulas ou com MDF's, isto é, derivados de madeira. Os danos provocados neste tipo de mobiliário é quase sempre irreparável, nomeadamente em situação de quebra ou de entumecimento.

O mobilário de madeira maciça, apresenta caracteristicas que tornam possivel uma recuperação ou restauro. Neste caso, manter a originalidade do objecto torna-se uma prioridade. Contudo existem ocasionais inconvenientes, relativamente ao estado do móvel, nomeadamente o ataque de agentes xilófagos (fungos, caruncho,...), entumecimento, empenos, ou secagem excessiva da madeira, cujas consequencias podem ser fendas ou quebra total das fibras da madeira.

Como já deve ser evidente, este vai ser o tema deste blog. Dar uma segunda oportunidade a móveis feitos na integra, ou quase, de madeira maciça. Existem moveis que à primeira vista possuem menos de 10% de salvação mas, esta situação é apenas à primeira vista. A imaginação e empenho podem elevar um objecto deste género, de lenha a uma peça de mobiliário requintado.

Para tal pretendo mostrar alguns exemplos neste blog, para inspirar e quem sabe divulgar este tipo de trabalho, que pode ser desconhecido para alguns, e menos dispendioso do que a maioria das pessoas podem pensar...

Claro que todos os trabalhos deste blog podem ser comentados, uma vez que todas as opiniões são bem vindas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...