Pages

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Acabamentos de madeira

A pedido de boas familias... e... como ninguém pediu... lol... aqui vão mais algumas dicas que penso serem útei.


Embora existam várias técnicas de acabamentos de madeira, alguns passos básicos são comuns a todas. Prepara todos os materiais longe da zona de acabamento e prepara-te para andar com tudo de um lado para o outro à medida que aplicas e lixas sucessivas camadas. Lembra-te de que qualquer acabamento em madeira vai realçar os defeitos e também os pontos bons, por isso a preparação é importante.


PREPARAÇÃONunca se insiste muito no facto de que a madeira deve estar seca, independentemente do tratamento aplicado. Outro factor importante, quando são necessárias várias camadas, é que a madeira deve ser lixada entre as camadas.

Em caso de danos, os vário tipos de madeira necessitam de enchimento. Isto pode ser tão simples como colocar um enchimento de fibra de madeira, que dará uma superfície mais nivelada e menos absorvente. Pode ser necessário utilizar uma massa de enchimento de madeira, que pode ser comprada para combinar com a cor da madeira a ser usada, para tapar buracos, fendas e nós da madeira. A massa mole de interior é adequada para fendas finas, e quando misturada em partes iguais com massa para exterior, serve para os buracos maiores. As ferramentas necessárias para o acabamento são simples, sendo a maioria do trabalho feita manualmente. Alguns raspadores, lixas de vários grãos, palha-de–aço, um pano macio, um bloco de cortiça para lixar e alguma massa de enchimento é tudo quanto se necessita.


PROCESSOS TÍPICOS DE ACABAMENTO
Aplica massa de enchimento para tapar os buracos dos nós da madeira e de fendas. Deixa secar e retira cuidadosamente o excesso com um formão bem afiado, com cuidado. Feito isto, a madeira pode ser lixada, com a lixa envolvida num bloco de cortiça, trabalhando ao longo da fibra da madeira.
Limpa a superfície com um pano limpo e húmido para levantar um pouco a fibra. Deixa secar, depois volta a alisar com uma lixa n.° 400 ou 600, trabalhando novamente ao longo da fibra da madeira. Se quiseres aplicar uma velatura, testa-a num pedaço de desperdício de madeira igual para verificar a cor final. Lembra-te de que, uma vez preparada a madeira, esta vai absorver mais tinta e ficará muito mais escura. A velatura pode ser aplicada com um pano macio ou com um pincel. Deves ter sempre uma extremidade húmida para evitar um mau acabamento. Aplique a tinta em movimento pequenos ao longo do veio da madeira.
Os vernizes, como o poliuretano, ou os acrílicos, que são de secagem rápida, devem ser sempre ser aplicados no sentido dos veios da madeira com um pincel macio. Certifica-te de que pintas todos os cantos e entalhes, mas não deixes pequenas poças de líquido.Vê se não existem escoamentos e deixa secar. Lixa com uma lixa de 400 ou 600 ou com uma palha de aço fina.


ACABAMENTO EM CERA E EM VERNIZ
Com a madeira lixada, aplica uma camada de goma-laca, esfregando ligeiramente quando estiver seco. Isto dá uma boa base para o verniz ou para a cera. Aplica o verniz ou a cera com palha-de-aço muito fina, fazendo movimentos circulares para os fazer penetrar bem na fibra da madeira. Pode polir com um pano macio.


TIPOS DE CORES
Temcuidado quando escolheres corantes para madeira e verifica se o tipo é compatível com o acabamento. A cor está normalmente referida no rótulo segundo tipos de madeira, como pinho, mogno ou carvalho. Isto pode ser enganador, uma vez que o resultado depende da cor base da madeira à qual se aplica o corante. Experimenta a cor num pedaço de inutil de madeira.


SUGESTÃO PRÁTICA
O melhorer é aplicar o verniz num ambiente fresco; caso contrário, podem surgir problemas, como um acabamento “ondulado”. Para obter um melhor acabamento com cera e verniz, vai colocando lentamente as camadas.

PREPARAÇÃO DA MADEIRA PARA PINTARO segredo de um bom acabamento de madeira pintada ou envernizada é preparar cuidadosamente a superfície antes do trabalho em si. A madeira deve ser sólida e sem defeitos. Os nós, comuns em madeiras moles como o pinho, precisam de tratamento com goma-laca para evitar derrame de resina de modo a danificar o acabamento.


MADEIRA JÁ PINTADA
Se a velatura existente for boa, não há necessidade de a retirar. Basta lavar a área com uma solução de detergente e água, lixar levemente e depois retirar todos os vestígios de pó antes de a envernizar. Se houver manchas na madeira sem tinta, aplique uma subcapa (pode ser um tapa poros) e depois uma primeira demão. esta situação é apenas recomendada quanda se tratam se cantos um pouco escondidos ou madeiras de uma área relativamente baixa. Finalmente, deves lixar levemente antes da demão final.
No entanto, se o verniz estivere lascado ou com defeitos, terá de o retirar. Use um raspador para tirar todos os fragmentos soltos. Um raspador triangular, conhecido por raspador curvo, é útil para chegar ao cantos mais apertados e molduras.
Para limpar grandes áreas de madeira, a escolha é entre um decapante químico e uma pistola de ar quente. Se optares pelo primeiro, terás de neutralizar a superfície, como é recomendado pelo fabricante, depois de a tinta antiga ter sido removida. Uma pistola de ar quente torna a tarefa de retirar grandes áreas de tinta mais simples, mas deves ter cuidado com a parte em volta das janelas, porque o calor pode danificar o vidro, caso seja essa a situação.


MADEIRA SEM PROTECÇÃOExiste uma sequência de três passos básicos para aplicar o acabamento da madeira:
Primeiro, aplica um primário ou tapa-poros e lixa levemente depois de seco.
Limpa a superfície com um pano que não liberte fios e com diluente.
Aplica uma subcapa, como é especificado pelo fabricante do produto da primeira demão, e lixa novamente. Retire todos os vestígios de pó com o pano molhado em diluente.
Dá a última demão. Normalmente será de verniz, uma vez que não se desgasta facilmente e é de fácil manutenção. Quando envernizares a madeira, passa a lixa pelas extremidades mais irregulares.

Por fim aconselho a aplicação de um pouco de oleo de cedro para limpeza e aplicação de um pouco de brilho, ajudando a prolongar a vida da peça de mobiliário a recuperar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde
Tenho um armário antigo ,que foi mandado arranjar há vários anos,tendo ficado em preto e encerado.Tem almofadas nas portas.
Neste momento pretendo tirar-lhe a cera,o preto,e fazer com que fique castanho e com goma laca ,para lhe dar um aspecto brilhante e mais bonito. Como acha que devo fazer? Desde já muito obrigado

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...