SUPORTE DE LIXASe lixares uma superfície a segurar a lixa simplesmente com os dedos, não fazes mais que seguir as irregularidades. Apenas enrolando a lixa num pequeno suporte é que conseguirás obter uma superfície plana. Existem suportes feitos de cortiça, plástico ou borracha.
SENTIDO DO MOVIMENTOPara a madeira, segue sempre que possível o sentido do veio, pois se não o fizeres poderás danificaria as fibras, contribuindo para um mau aspecto final. Quando lixares os cantos dum objecto, certifica-te de que não os arredonda, a menos que seja essa a tua escolha.
HUMIDIFICAÇÃO
Para obter um resultado impecável na madeira (ou folheado), humidifica muito ao de leve, antes da passagem da lixa mais fina. Deixa secar bem logo de seguida, uma vez que as fibras endireitar-se-ão. Pode agora passar a lixa extra-fina. Limpa depois com um pano embebido em “Aguarrás”.
FORMAS ARREDONDADASPara trabalhar as formas arredondadas, utiliza uma faixa de pano abrasivo, que não se rasgue e se adapte à forma do objecto. Um exemplo frequente desta aplicação é a lixagem de tubos de cobre nas extremidades onde depois vão ser soldados.
DESBASTEA lixadeira de rolos retira grandes quantidades de material, serve por isso, para os trabalhos mais difíceis (decapagem de um soalho ou de uma porta por exemplo). Deve a sua eficácia à sua banda circular que roda a grande velocidade (e na qual o sentido de rotação é indicado por setas).
DIRECÇÃO DO MOVIMENTO
Coloca a máquina a funcionar antes de a posar sobre o trabalho, inclinando-a aproximadamente a 15° em relação ao veio. Efectua um movimento regular e contínuo em vaivém, no sentido do veio, ultrapassando sempre a superfície lixada.
Levanta a máquina antes de a parar.
PRESSÃO
A lixadeira de rolos é um aparelho potente. É por isso que normalmente é munida com duas pegas para permitir uma utilização correcta. O peso próprio é geralmente suficiente para assegurar um bom funcionamento. Desta forma não é necessário exercer pressão sobre a máquina.
UTILIZAÇÃO ESTACIONÁRIAVárias lixadeiras de rolos podem ser montadas sobre um posto fixo, com a banda virada para cima ou em posição vertical. Ao encostares a tua peça de trabalho contra a banda em movimento (a máquina deve estar necessariamente, equipada com uma guia), pode lixar ou polir (arredondar, escavar, …).
A LIMA ELÉCTRICA
A lima eléctrica está também munida com uma banda, mas com largura muito reduzida, o que permite utilizá-la em sítios de difícil acesso (entre barras duma grelha por exemplo). Pode servir também para polir dentro de uma peça de madeira (colocar uma fechadura).
TRABALHOS FINOS
A lixadeira vibratória oferece uma lixagem mais fina para superfícies planas, representando assim, uma boa alternativa (eléctrica…) à utilização dos suportes de lixa. A base efectua movimentos elípticos quase imperceptíveis, sendo o resultado um acabamento cuidado.
MOVIMENTO E PRESSÃONão é aconselhável que pressione a máquina demasiado, deixa-a fazer o seu trabalho. Efectua movimentos de vaivém o mais amplos possível (não é necessário ser no sentido dos veios): libertando assim a serradura da placa. Ultrapassa sempre as zonas já lixadas.
AS FOLHAS ABRASIVAS
Utiliza as folhas abrasivas pré -cortadas ou ainda as folhas clássicas que cortará em 2,3 ou 4 pedaço (para o modelo chamado ” a uma palma”). Equipa as máquinas de base perfurada com folhas especiais perfuradas (algumas estão munidas com sistema de fixação “velcro”).
A LIXADEIRA EXCÊNTRICA
Esta permite, devido à sua base maleável, a lixagem e polimento de superfícies não planas. O dispositivo de “arranque suave” evita esfoladelas quando se inicia o funcionamento. Quanto mais apoiar, mais fina é a lixagem (neste caso subsiste só o movimento excêntrico). Esta máquina é aconselhada para acabamento de superfícies perfeitamente lisas.
A REBARBADORA
A rebarbadora pode, também, ser equipada com acessórios adaptados. Isto é, pode ser utilizada como uma lixadeira excêntrica e executar os mesmos trabalhos específicos, à excepção de acabamentos perfeitos.
OS DISCOS DE LIXARA montagem de discos num berbequim permite sobretudo fazer trabalhos mais delicados: desenferrujar metal, decapar superfícies pintadas (madeira: reservado às superfícies côncavas ou não visíveis). O suporte de borracha deve estar sempre inclinado 15° em relação à superfície a trabalhar.
UTILIZAÇÃO ESTACIONÁRIA
Pode ser interessante, num posto fixo, utilizares o teu berbequim equipado com um disco abrasivo (este deve estar perpendicular à superfície da bancada). Uma guia regulada a 45° que permita lixar os ângulos. Não pressiones demasiado a tua peça de trabalho contra o disco, para evitar manchas negras de “aquecimento”.
A RODA DE LIXAR
A roda de lixar monta-se no mandril do berbequim. Esta é maleável, o que permite o trabalho de superfícies arredondadas. A banda abrasiva que a envolve adapta-se assim à forma do objecto a trabalhar (lixar objectos com formas complicadas: cadeiras, …).
AS ESCOVAS DE NYLON
Regra geral, a cor das escovas de nylon, muito robustas, indicam a sua utilização (vermelho: lixagem forte, azul: lixagem fina, …). Para trabalhar a madeira são preferíveis às escovas metálicas cujas partículas se incrustam e acabam por enferrujar.
A SEGURANÇA
Lixar pode ser tão perigoso como serrar ou cortar. É recomendado utilizar sempre um saco colector ou um aspirador conectado através das ligações respectivas. Coloca igualmente uma máscara e óculos de segurança, sempre que possível. Antes de arrumar a máquina desliga-a da corrente.
GRÃO - UTILIZAÇÃO
Qual o equipamento a utilizar e com que grão de lixa, em função da tarefa a efectuar?
Para os trabalhos mais difíceis (eliminar grandes irregularidades da madeira em bruto da serração, decapar velhas camadas de tinta ou verniz), escolha um grão 24, 36, 40 ou 60 segundo o estado do material.
Para a preparação antes de pintar, é aconselhável proceder em 3 etapas para fazer desaparecer todas as esfoladelas. Para obter um acabamento suave, utilize lixas com grão cada vez mais fino entre duas camadas de tinta ou verniz (120 após a primeira, 180 após a segunda, etc.).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...