Avermelhar uma descoloração esbranquiçada no acabamento é um problema comum em móveis com acabamento de goma-laca e pode ser um problema com a madeira laqueada. O acabamento de verniz não é afectado pelo avermelhamento. O avermelhamento pode ser causado por uma mistura prolongada de alta humidade, exposição à água ou apenas envelhecimento. Se a falta de brilho não estiver muito profundo no acabamento, pode removê-lo com lã de aço e óleo ou reamalgamando o acabamento. Avermelhamento muito profundo, entretanto, pode ser eliminado apenas refazendo o acabamento.
Quando o avermelhamento ocorrer num acabamento craquelado ou rachado, tente primeiro a reamalgamação - isso pode remover o avermelhado e também eliminar as fendas. Se o acabamento não estiver craquelado ou se a reamalgamação não remover o avermelhado, use lã de aço para remover a descoloração.
Antes de começar, certifique-se de que a superfície está limpa. Remova a cera e a sujidade. Depois mergulhe a lã de aço em óleo mineral, óleo de linhaça ou óleo de salada e esfregue suavemente ao longo do fio da madeira. Trabalhe devagar e certifique-se de que a lã de aço está sempre bem molhada com óleo. O abrasivo é removido da parte de cima do acabamento, deixando um acabamento limpo. Seque a madeira com um pano macio e dê polimento com uma cera em pasta. Se o avermelhado for na parte de cima do acabamento – e geralmente é – esfregar com uma lã de aço resolve o problema. Caso contrário, vai precisar refazer o acabamento da madeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...