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quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ponte Pedestre em Zapallar de Enrique Browne



Arquitectos: Enrique Browne y Asociados Arquitectos
Localização: Zapallar, Chile
Colaboradores: Rodrigo Rojas, Davor Pavlovic, Baltazar Sánchez y Tomás Swett
Ano Projecto: 2006-2008
Engenheiro Estrutural: Alfonso Larraín
Fotografias: Enrique Browne
Um grupo de habitação social foi construída para famílias locais na cidade turística tradicional de Zapallar, na costa central do Chile. As moradias estão localizadas no lado leste da F Route 30 - E que une várias aldeias perto do Pacífico. As casas novas e a cidade estão instalados em pequenos montes em diferentes lados da estrada. Além disso, o ponto de passagem da rota é elevado e com curvas, dificultando a visibilidade dos peões. Isso era muito perigoso, especialmente para estudantes e donas de casa na viagem entre os dois lados durante o dia e à noite. Por esta razão, fomos o grupo foi convidados a projetar uma passarela que evitou o problema. A ponte serviria também para transferência de tubagens de água, electricidade, etc, de um lado para o outro. Dada a baía com os barcos na praia, a ponte foi projectada em alusão a estes, em madeira laminada. É simplesmente apoiada. Embora tenha a forma transversal de um barco a remo, que corresponde a um arco invertido, triangular e longitudinalmente arqueado, o que reduz as deformações e favorece a estrutura. Tem uma viga mestra na parte inferior, que resiste à inflexão. Não obstante as deformações são controlados por uma ligação entre esta viga mestra, as duas vigas secundárias em paralelo a este, localizado de um lado, e no começo. Os elementos interiores são à compressão ou à tensão, e o corte no apoio é tomada pelo conjunto de elementos estruturais que chegam a este.


As molduras foram elevadas para manter o gradeamento metálico, os condutores com luzes LED e a rede metálica, evitando um eventual arremeço de pedras na direcção de veículos. Todos os materiais foram mantidos na sua cor natural.



Por motivos externos ao arquitecto a ponte foi deslocada cerca de 50mts. do seu local original no auge da elevação da estrada. Além disso, as rampas e vias de acesso de pedestres não foram efectuadas de acordo com os planos da arquitectura.



De qualquer forma a ponte oferece diferentes interpretações. Pode ser vista como um barco invertido da baía, como uma tiara de rainha da beleza, ou como arco de acesso à cidade, etc

Processo de Construção


Fonte : http://www.archdaily.com/10709/pedestrian-bridge-in-zapallar-enrique-browne/

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