Se quer uma colagem bem sucedida, é muito importante que comece a pressão do grampo ou "sargento" exatamente no lugar correcto: em linha directa com as peças que estão para ser coladas.
Aplicando pressão fora do alinhamento - fora num lado ou no outro - vai torcer as peças que está a montar por colagem, e vai acabar com um projeto torto. Isso deve ser evitado porque uma colagem é uma das tarefas de construção quase irreversível. Uma montagem de uma perna com uma travessa, como é demostrado na imagem seguinte, as duas faces de colagem devem coincidir, perfeitamente alinhadas.
Como é mostrado na foto, invés de simplesmente empurrar as almofadas de grampo contra as pernas, insira um par de blocos como pressão entre as almofadas e as pernas. Estes blocos de pressão devem ser quadrados por cima para flutuar livremente entre as almofadas de fixação e a montagem que está a construir. (Não se confunda com as almofadas de madeira no aperto anexado ao grampo.) Os blocos de pressão são paralelos ás faces da peça de colagem para garantir uma boa colagem das faces interiores das pernas do banco directamente contra a posição final das travessas.
Existem diversos modelos de grampos ou "sargentos" ou sistemas de aperto, nos mais variados materiais, plástico, ferro, madeira. Desta forma resta saber qual a função que lhe pretende dar e a pressão que irá ser necessária para a fixação ou colagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...