Pages

quinta-feira, 11 de março de 2010

Cola como producto de acabamento


Cola como produto de acabamento, digo eu? Incrível, mas verdadeiro. Também desconhecia esta técnica até encontrar um pequeno texto ilustrado com exemplos. Cola CA (cianoacrilato)  proporciona um belo acabamento brilhante em pequenos objetos. É perfeito para canetas, porque, ao contrário de outros acabamentos, o brilho não diminui com o uso. Pode parecer contra-intuitivo espalhar cola em todo o objecto, mas funciona muito bem! Ora veja.

Trabalhe a caneta no torna, como faria normalmente, e lixe suavemente. Como acontece com qualquer acabamento, quanto mais suave o projeto for feito, melhor será a qualidade de acabamento. A caneta feita em pau-rosa mostrada nestas fotos foi lixado com grão 500(Foto 1).




Uma vez o polimento completo, limpa-se a poeira da caneta vazia. Com recurso ao uso de uma ou duas gotas de fino verniz sobre uma toalha de papel, precionando suavemente contra o objecto. (Foto 2).


Usando uma camada de cola CA, drible o adesivo no objecto rotativo. O torno deve estar a rodar a 500 rpm ou mais. Mantenha uma toalha de papel abaixo objecto rotativo para capturar qualquer pinga (Foto 3).

Encoste o papel toalha contra a cola para espalhar uniformemente em toda a superficie. Mantenha-o lá por apenas alguns segundos (Foto 4).


Após a secagem da primeira camada, levemente lixe a caneta utilizando uma folha abrasiva (800-grão), limpe a caneta novamente e aplique uma segunda demão. Repita o processo para uma terceira camada. Após a secagem da terceira camada, faça uma mais leve com lixa grão 800, em seguida, aplique na caneta um polimento utilizando os compostos numa toalha de papel. Pelo final proceda a uma lixagem e polimento com o torno a uma velocidade superior ou igual a 1.500 rpm.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...