Quem nunca teve dúvidas sobre a função de um Designer. Qual é a importância do trabalho destes profissionais? O Designer é um organizador que pensa as questões estéticas, harmônicas e funcionais de uma obra ou espaço. Este cria mecanismos para atender às necessidades do cliente de forma harmoniosa, agregando os espaços sem nunca esquecer a viabilidade estrutural. É um trabalho que exige conhecimento, criatividade, sensibilidade, responsabilidade e ética. A grande maioria das pessoas não sabe como é o trabalho deste profissional, e quando começa a esboçar alguma definição, esta está distorcida ou há uma grande confusão com o Engenheiro.
O Engenheiro está preparado para calcular, dimensionar, enquanto o Designer está preparado para pensar o espaço e suas funções. Quando um objecto é concebido pensando-se apenas e tão somente na sua função primária, sem considerar sua função simbólica (estética) isso não é design. É engenharia.
Justamente o que separa o design da engenharia é essa parte da estética. O projecto e o conceito, a engenharia também engloba, posso dizer com toda certeza, inclusive, porque foi lá que a ergonomia nasceu. Na estética é que mora a diferença entre a engenharia e o design — a engenharia não perde tempo em encantar; o foco do trabalho é a função primária do objecto.
Foi exactamente esse o motivo que me fez migrar do design para a engenharia.
Na engenharia, a forma segue a função. No design, a forma segue a intenção.
O ideal é que os dois trabalhem juntos para proporcionar uma construção funcional e adequada às necessidades do cliente, coerente com e o espaço e o meio envolvente, além de uma obra técnica e economicamente estável.
0 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:
Enviar um comentário
Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...