Existem diversos tipos lareiras, com os mais variados modelos e feitios, em pedra, metal, madeira. Contudo este ultimo, não é usado com muita frequencia. Normalmente, de modo preferencial, recorre-se ao uso de pedra granitica, xisto, ou mármore, paredes em tijolo rebocado, ou tijolo burro.
A maioria das vezes, as pessoas desconhecem as infimas possibilidades do material madeira, as formas, aspectos, texturas ou acabamentos, que podem ser utilizados. Apesar de ser um material que se pode degradar com facilidade, também pode ser tratado de maneira a manter as suas caracteristicas por muitos e largos anos, nomeadamente a descoloração, tratamento contra insectos e fungos xilófagos, e tratamento anti-fogo.
Seguidamente deixo algumas amostras de lareira rusticas e modernas, com recurso ao uso da madeira como material estrutural e decorativo, num sistema conjunto com outros materiais, com recuso a argamassa ou pedra natural.
Deixo aqui alguns exemplos que acho serem interessantes.
Uma lareira moderna charmosa acenta a cerca de um metros do solo. É feito com uma moldura em preto e porta de vidro para inpedir a saida de fumo e detritos. A área da lareira foi envolvida numa seção de madeira que se destaca das paredes, tornando-se no foco da divisão.
A coligação da lareira num sistema de com armário, ou estante, é um dos modelos alternativos na combinação deste material quando projectamos e construimos uma lareira. Os recuperadores de aquecimento, conjugados com a madeira, tornam o ambiente mais seguro, e ao mesmo tempo em sintonia com a natureza.
Esta é uma imitação barata para quem tem um pequeno apartamento sem lareira. Esta serve apenas como decoração de forma a tornar o seu ambiente mais aconchegante. Num sistema ripado sobreposto, rápidamente se levanta uma frente de lareira, que é possivel utilizar numa lareira verdadeira.
Como sistema mais simples, a madeira pode ser utilizada apenas como adição de pormenores de decoração aou pequenas prateleiras ou pequenas imitações de estruturas, que aparentam ser robustas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...