Pode ser esmeril manual ou elétrico. Esse desbaste de esmeril ajuda a acelerar a afiação e aumentar a estabilidade no momento de movimentar na pedra. Cuidado para não destemperar.
Para não destemperar, normalmente, não se deve passar o fio da lamina no esmeril mais de 1 ou 2 mm.
Depois desbastar a lâmina, começa-se a afiar com a pedra de afiar. A Pedra de afiar tem que ser plana. Para verificar e acertar na pedra é igual à lapidação. Para segurar formão veja como se procede na foto abaixo, neste caso para uma pessoa destra. Muito importante segurar o formão o mais ponta possível.
Utilize a pedra #1000 (pode ser #800 ou #1200) e quando tiver o formão firme empurre de uma ponta á outra da pedra, e ao puxar também continue a segura-lo com firmeza.
continue este processo até sair a rebarba do fio, por completo. Antes de remover a rebarba, verifique se a lamina fica com o desenho correcto ou errado. Caso esteja errado o melhor será passar no esmeril novamente. Depois de remover a rebarba, mude de pedra para mais fina como #4000 ou #6000 até tirar os riscos de pedra anterior. Depois disso coloque a lamina de forma a lapidar e movimente a lamina algumas vezes para virar a rebarba para outro lado. Umas 10 vezes de movimento é tudo o que necessita para virar a rebarba. Depois de virado, afie o lado chanfrado de novo para virar a rebarba de novo. Fazer mais algumas vezes este processo até sair a rebarba.
3 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:
Prezados amigos,
Sou restaurados de móveis e uso muito formão e plaina.
Com o uso, a pedra de amolar vai ficando irregular, com a parte do centro mais afundada.
Como acertá-la?
grato pela ajuda.
Aurelio
11-4795.35.23
palma.aurelio@ig.com.br
Caro Aurélio
O desgaste da pedra de amolar constitui uma grande dor de cabeça para muitos artesãos, levando muitas vezes a uma decisão da compra de uma nova.
Suponho que sejam poucos os meios para conseguir novamente uma superficie lisa. Uma delas é utilizar apenas a superficie mais elevada da pedra até sentir a pedra mais uniforme, contudo sendo uma opção pouco prática.
Numa proxima utilização de uma pedra nova ou como tal, tente utilizar a superficie da pedra de uma forma mais uniforme e abrangente, deixando de centralizar tanto o desbaste.
Proponho-lhe que experimente: a utilização de uma lixadeira elétrica de cinta, manual, com lixa acima de P120... invertendo-a, passando levemente a pedra sobre a sua superficie em funcionamento, até sentir a área mais nivelada.
Sinceramente não sei se resulta, mas se quiser experimentar, agradecia se pudesse adicionar o resultado como comentário.
Espero ter ajudado em algo.
Dicaf
Na capintaria onde trabalhava retificavamos a pedra passado com ele encima de uma superficie de pedra direita como lacil ou outra para a frente e para trás até a superficie da pedra ficar direita.
Um Abraço
Enviar um comentário
Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...