Apresentação do Blog

Este Blog acenta em três ideias base.

REPENSAR + RECICLAR + RENOVAR


A indústria de mobiliário é um subsector que representa 52,8% do sector madeireiro em Portugal. Trata-se de um subsector diversificado em termos do tipo produções (design e utilização) e de matérias-primas utilizadas (grau de especificação e conjugação de madeiras e derivados).

Esta indústria pode ter diferentes tipos de produção, por exemplo mobiliário de cozinha, componentes e elemento de mobiliário, mobiliário geral. No entanto algumas empresas especializam-se num determinado tipo de mobiliário ou produção. A produção pode ser feita em série ou por medida. Depende do consumidor ou mercado a que se destina.

Algumas empresas apostam no estilo e inovação, enquanto outras apostam em estilos já existentes e muito conhecidos por parte do consumidor.
Contudo, todo o mobiliário sofre desgaste e danos ao longo dos anos de uso. Este desgate é muito notório quando é constituido essencialmente com placas de aglomerado de particulas ou com MDF's, isto é, derivados de madeira. Os danos provocados neste tipo de mobiliário é quase sempre irreparável, nomeadamente em situação de quebra ou de entumecimento.
O mobilário de madeira maciça, apresenta caracteristicas que tornam possivel uma recuperação ou restauro. Neste caso, manter a originalidade do objecto torna-se uma prioridade. Contudo existem ocasionais inconvenientes, relativamente ao estado do móvel, nomeadamente o ataque de agentes xilófagos (fungos, caruncho,...), entumecimento, empenos, ou secagem excessiva da madeira, cujas consequências podem ser fendas ou quebra total das fibras da madeira.

Dar uma segunda oportunidade a móveis feitos na integra, ou quase, de madeira maciça. Existem moveis que à primeira vista possuem menos de 10% de salvação mas, esta situação é apenas à primeira vista. A imaginação e empenho podem elevar um objecto deste género, de lenha, a uma peça de mobiliário requintado.

Para tal pretendo mostrar alguns exemplos neste blog, para inspirar e quem sabe divulgar este tipo de trabalho, que pode ser desconhecido para alguns, e menos dispendioso do que a maioria das pessoas podem pensar...

Claro que todos os trabalhos deste blog podem ser comentados, uma vez que todas as opiniões são bem vindas... e conto com a opinião de todos para isso.

Dicaf

1 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Unknown disse...

Aqui a reciclagem anda a passos largos... presumo que o trabalho deste blog é vital para aqueles que precisam de idéias, conceitos e acima de tudo inspiração para seguir adiante em novos projetos e obras afins...

Minha sugestão: Manter e breve, ampliar, o espaço para estas ideias e captar novas ideias de blogs semelhantes.

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...