segunda-feira, 12 de julho de 2010

Toda a versatilidade da madeira

De volta, após uma ausência um pouco prolongada, deixo aqui um post XXL. Apresento um texto de outro(a) autor no entanto muito interessante, publicação do Portal Casa e Cia, de forma a publicitar mais uma vez o material madeira e a sua versatibilidade.

Texto: Bianca Pinto Lima


"Sofisticação e elegância aliam-se à durabilidade e à resistência para fazer da madeira um ótimo material de revestimento. O isolamento acústico e térmico e o caráter antialérgico também se somam aos pontos fortes dessa matéria-prima que conquistou lugar de destaque na arquitetura e na construção. Indicada para pisos e paredes, permite combinações originais, com a mistura de cores, formatos e texturas.

"O que torna a madeira nobre, com requinte, são seus veios acentuados e a variação de tonalidades", explica Paulo Roberto da Silva, sócio da empresa de madeiras brutas Agroppaulo. Segundo ele, as peças mais escuras e duras - como ipê, cumaru, jatobá e sucupira - apresentam maior durabilidade quando comparadas às mais claras e macias - como tauari, teca e amêndola.
Adeus à monotonia


Para criar um ambiente aconchegante e bem iluminado, a arquiteta Fernanda Marques abusou da madeira amêndola de tom levemente acinzentado. O painel da parede transformouse em uma extensão do piso. Para ampliar a sensação de movimento, as pranchas de apoio também foram fabricadas em amêndola, como se fossem prolongamentos das ripas irregulares. A parede foi montada com filetes de madeira que variam entre 70 e 90 cm de comprimento, com 5 cm de largura e 2,5 cm de espessura. Já no piso foram usados tacões de 40 x 7 cm. "Criei pontos focais que quebrassem a monotonia dessa continuidade e trabalhei a iluminação", conta Fernanda. Para isso, utilizou luminárias direcionáveis, com lâmpadas de AR 70, que ajudaram a valorizar o painel.


Integração


A nogueira foi utilizada como base da decoração e ajudou a fazer o contraponto com o piso de mármore branco. Para criar movimento, foram utilizadas réguas de larguras irregulares e espessura de 15 mm. A instalação do painel, que já vem montado, foi feita com sarrafos pré-colocados na alvenaria. O objetivo do projeto da arquiteta Fernanda Marques era integrar toda a área social, composta por home theater, sala, escritório e adega. Para completar a ambientação, foram utilizadas lâmpadas bipino embutidas na marcenaria.


Imponência


O imponente painel de madeira amêndola reveste 21,5 m² da parede da sala de estar e 9 m² do home theater, criando uma ambientação uniforme. O laminado tem 15 mm de espessura, 10 cm de largura e 2,5 m de comprimento. A parede do corredor recebeu pintura em tom escuro, que contrasta com a tonalidade mel do painel e do carpete aplicado no piso.

 
 
Até mesmo na cozinha


Para dar aconchego e riqueza de detalhes à cozinha, a arquiteta Fernanda Marques optou por revestir as paredes com laminados no tom mel, que imitam a textura e a cor da madeira zebrano. Depois de instaladas, as lâminas receberam verniz fosco de poliuretano, que fecha os poros do material e facilita a limpeza. "Por se tratar de uma cozinha, não recomendamos o acabamento natural", explica Fernanda. Ao todo, foram revestidos 15,75 m² da parede.


Aquecendo o ambiente


Ao projetar uma cozinha em cores claras, a arquiteta Monique Granja sentiu a necessidade de utilizar a madeira para dar um contraste e aquecer o ambiente, deixando-o mais aconchegante. Na hora da escolha do revestimento, foram levadas em conta a fácil manutenção e a limpeza, fundamentais nesse ambiente.

Para tanto, foi aplicado um laminado com tonalidade similar à da peroba mica. O painel de 18 mm foi colado à parede, em uma área de 2,16 m², e ao armário superior, em 0,48 m². Para valorizar o espaço foram projetados dois tipos de iluminação: uma pontual, com arandelas dirigidas, e uma indireta, com um rasgo no rebaixo de gesso para lâmpadas fluorescentes.


No lavabo


Apaixonados por madeira, os proprietários aceitaram a sugestão da arquiteta Andressa Almeida de revestir as paredes e o piso do lavabo com um deque. Por ser resistente à água, a madeira escolhida foi a cumaru na cor mel, com aplicação de verniz naval fosco. As tábuas foram projetadas especialmente para esse ambiente e têm a largura exata do banheiro (1,22 m), o que evitou emendas. As réguas de 2 cm de espessura foram fixadas sobre barrotes, utilizando parafusos. Para destacar o elemento, a arquiteta optou por uma iluminação difusa, com balizadores com os focos virados para baixo.

Madeira para esconder


O jovem casal queria um projeto contemporâneo e harmonioso, que fosse capaz de esconder um pilar estrutural do prédio. A coluna ficava bem atrás da cama, evitando que essa encostasse na parede. Para isso, a arquiteta Maria do Carmo Araujorge criou um painel em L que também ajudou a definir o espaço do closet. O laminado tem um tom de marrom-acinzentado e foi escolhido por ter preço atrativo e ser de fácil manutenção. As tábuas, que tem 25 cm de largura e 20 mm de espessura, foram coladas sobre uma estrutura de ferro oculta. Para iluminar o painel, foram utilizados pequenos lasers, com lâmpadas minidicróicas
Refinado


As estantes de madeira imbuia e os tacos de marfim em desenho de espinha de peixe deram um toque de sofisticação ao escritório do jovem advogado, que trabalha parte do dia em casa. O objetivo do projeto era que o profissional pudesse receber os clientes com conforto e ainda tivesse um amplo espaço para guardar os livros. "A mistura do marfim com a imbuia contribuiu para criar um ambiente mais rico e menos monótono", afirma a arquiteta Valéria Crespi. Para completar o revestimento foi fixado sob a lareira um lambri de madeira. Luminárias direcionais com lâmpadas halógenas garantem uma iluminação homogênea na estante."

1 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Anónimo disse...

Ficam óptimos os efeitos com a madeira.
Onde posso encontrar quem trabalhe bem e com variedade de painéis de madeira na zona de Viseu?
Obrigado

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...