Começo por descrever o processo de afiação de um formão cuja metodologia é idêntica nos cinzéis, embora o ângulo de afiação dos cinzéis seja menor: para formões grandes o ângulo é de 25º e 30º e para cinzéis é de 20º a 25º.
A afiação tem duas fases: primeiro aguça-se a parte polida da lâmina com um ângulo e depois afia-se com maior rigor com uma pedra de afiar.
Afiadores
Os formões podem afiar-se, basta conseguir o ângulo certo para os amoladores eléctricos, com um mecanismo de mais baixa rotação.
Afiadores eléctricos
Os afiadores eléctricos são um meio rápido de afiar um ângulo. Encostas a lâmina contra a pedra em movimento. As pedras são normalmente feitas de óxido de alumínio e giram a grandes velocidades, a cerca de 3000 rpm ou mais. Há que controlar o seu aquecimento, porque o aço pode destemperar inutilizando a ferramenta. Quando isto se sucede, a cor do metal varia. Vai arrefecendo a lâmina com água regularmente.
1- Use sempre luvas protectoras ao afiar, embora a ferramenta incorpore resguardos. Antes de afiar um bisel, verifica de lâmina se encontra em esquadria, ou seja, se a parte da lâmina se encontra num ângulo recto conforme a imagem abaixo. Se não estiver em esquadria afie a parte da lâmina até esta se encontrar de acordo com o pretendido.
2- Segure a ferramenta com o ângulo correcto para obter o bisel pretendido. Para os formões largos faço o gume a 25º e depois ajuste o suporte de apoio para manter a ferramenta a esse ângulo.
3- Posiciona a ferramenta sobre o suporte, com os dedos bem distantes da pedra. Mova o bisel para a frente para começar a afiar. Mova a ferramenta de um lado para o outro da superfície da pedra para afiar em toda a sua largura.
4- Vai observando o fio da lâmina para que permaneça recto e com o ângulo correcto.
Pedra de afiar motorizada
A pedra de afiar motorizada realiza a mesma tarefa que o esmeril. Tem uma pedra de afiar, montada vertical ou horizontalmente, lubrificada com azeite ou água e gira a menos de 500 rpm a menor velocidade e o sistema interno de lubrificação fazem com que seja mais manejável e elimina o risco de destemperar o aço.
1- Verifique se a parte cortante da lâmina está quadrada. Leva a ferramenta à pedra firmemente a um ângulo de 25º.
2- Verifique regularmente a o gume, se este se encontra recto e com o ângulo preciso. O processo de afiação gera uma rebarba que se eliminara no acabamento.
Pedra de afiar
As pedras de afiar servem para dar o acabamento do fio de corte da ferramenta. O procedimento é arrastar a lâmina para trás e para a frente numa pedra lubrificada. O processo permite o aparecimento de um segundo bisel e aí está o fio de corte final.
Pedras Lubrificadas
Muitos principiantes em carpintaria usam pedras lubrificadas sintéticas, de alumina ou carborundo. Existem com textura grossa, média e fina são mais económicas no mercado global. Há medida que for ganhando experiência preferirá as alternativas mais profissionais, como por exemplo as pedras naturais de Arkansas, de dureza variável ou pedra de água ou japonesas. Também existem pedras de afiar artificiais com partículas endurecidas adicionadas
Sequência de afiação
O toque com a lâmina do formão deverá produzir um ângulo de 25º. Para que a ferramenta esteja pronta para usar, tem que aumentar esse ângulo para 30º.
1- Encoste a borda plana da folha sobre a pedra, com o bisel para baixo. Com uma mão segure firmemente a ferramenta sobre a outra. Levante ligeiramente a ferramenta par dar o ângulo correcto, isto é, mais cinco graus que o ângulo afiado.
2- Afie o bisel elevando a lâmina firmemente de um lado par o outro da pedra, com o cuidado de que toda a parte cortante esteja em contacto com a pedra.
3- Quando tiver um bise com aproximadamente 1mm (1/32 in), continue o processo com uma pedra mais fina. O toque produzirá uma rebarba no reverso da lâmina. Para elimina-lo dê a volta à ferramenta com a folha bem plana afie ligeiramente. Isto eliminará a rebarba e dará uma borda afiada.
Agora com as dicas dadas... Boas Afiações