Na maioria das vezes, quando se ouve falar em casa em madeira, associam o termo a um material que se degrada e não apresenta a resistência e acolhimento desejado numa casa. No entanto, este pensamento tem sido errado, na maior parte das vezes pela falta de informação geral. A tecnologia e investigação no sector das madeiras, levou a métodos e descobertas surpreendentes, que permitem que este material possua propriedades e duração desejada para quase todo o tipo de construções. Senão vejamos. Uma casa em madeira é muito mais saudável e acolhedora que qualquer outra eriguida em betão. Sendo um material orgânico e natural, absorve e expulsa a humidade, regularizando a atmosfera. Os produtos utilizados no seu interior, como o óleo de linhaça, são 100% naturais, contribuindo para a saúde dos moradores.
O isolamento térmico da madeira é seis vezes maior ao do tijolo, 15 vezes superior ao do betão, 400 vezes superior ao aço e 1770 vezes superior ao alumínio. Assim, é possível manter o ambiente interior quente no Inverno e fresco no Verão, com poupanças de energia que podem ultrapassar os 50% em relação às construções de alvenaria ou pedra. Uma parede de madeira com 17 cm de espessura equivale a uma outra em cimento com 40 cm.
Por outro lado, as propriedades acústicas da madeira são amplamente reconhecidas: absorve uma parte importante da energia das ondas sonoras que recebe, com a consequente redução da poluição acústica. A casa em madeira é uma casa silenciosa e reduz o stress dos seus habitantes. Estas casas contribuem para a prevenção de doenças reumáticas e das vias respiratórias, pois estabilizam a humidade e purificam o ar. Sendo cálida e relaxante, a madeira também ajuda a evitar as chamadas doenças dos países desenvolvidos, como o stresse, a depressão ou a agressividade.
Por ser um isolante térmico natural, a temperatura no interior da habitação é estável, independentemente das condições exteriores. A capacidade de absorção de calor é significativamente, menor que a do cimento e tijolo. A madeira 'respira', absorvendo ou devolvendo humidade ao interior da habitação, mantendo os seus níveis em valores saudáveis, sem infiltrações nem paredes húmidas. Na realidade, a madeira é um dos melhores isolantes naturais que existem. Tanto assim, que é utilizada no revestimento interno de caixas de distribuição eléctrica, em cabos de panelas e em deques de piscinas.
Perguntas mais frequentes
Porquê casa de madeira?
Dado o grande predomínio das construções de alvenaria no nosso País, muitas pessoas ficam com dúvida sobre se a casa de madeira tem realmente vantagens. Existem países onde acontece o contrário, ou seja, as casas de madeira são a esmagadora maioria, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Noruega, Suécia, Finlândia e outros países do norte da Europa. Na Norte da Europa mais de 80% das vivendas são construídas em madeira.
a) Muito boas condições de habitabilidade
b) Rapidez na construção;
c) Facilidade de manutenção;
d) Facilidade de modificações e alterações no futuro;
e) Duração de várias gerações (quando feita a manutenção adequada);
f) Baixo custo de conservação;
g) Conforto térmico;
h) Beleza e harmonia, e agradável ao tacto;
A casa de madeira é mais cara que a de alvenaria?
Se considerarmos uma casa de alvenaria com a mesma qualidade de acabamento e condições de habitabilidade, seguramente a alternativa em madeira será uma melhor opção.
Tanto pela rapidez da construção, como pela facilidade do acabamento, passando por diversos custos, os custos envolvidos poderão ser menores no caso da construção em madeira. Praticamente não existem desperdícios de materiais.
Construir a vivenda em madeira é um bom investimento?
O que determina o valor de um imóvel é a sua localização, qualidade do acabamento, conservação, aspecto geral, funcionalidade e enquadramento no meio ambiente. Nesse aspecto, uma residência em madeira de boa qualidade tem mais condições que uma construção em alvenaria, uma vez que responde com vantagem aos factores e condições de mercado.
Demora muito para construir uma casa de madeira?
Normalmente, demora entre 30 a 200 dias, dependendo dos diversos factores, entre os quais a área da construção.
Nota: Existem inumeras reclamações em construções deste género. Em quase todos os casos os proprietários apontam o dedo ao material madeira. É de notar que nem sempre a culpa deve ser atribuida ao material. Alguns construtores ou fabricantes de casa de madeira revelam-se, numa tentativa de diminuição de custos, maus profissionais. Relativamente a alguns casos, a madeira aplicada não se encontra no estado seco, ideal para a montagem, evitando deformações pós construção. Noutros caso verifica-se um método de construção com falhas ou defeitos, que à primeira vista parecem inofensivos para a estrutura, verificando-se posteriormente quebras ou desniveis, relativamente ao inicial, possivelmente devido à falta de certificação da madeira utilizada. Estes são apenas alguns exemplos que deve ter em conta aquando a aquisição de uma estrutura constituida essencialmente com este material.
Para mais informações confirme as informações com diversos fornecedores destes serviços ou especialistas na área.