segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bar de Interiror - Estilos Simples

Quem disse que era preciso muito luxo para ter um bar em casa. Se é homem acha que os seus amigos aos fim de alguns copos vão reparar se o seu bar é em mogno ou em pinho, recto ou em redondo? Não me parece. Mas se é mulher tenho quase a certeza que todas as suas amigas vão reparar nos pormenores, estilos, cores, ou design.

Luxo à parte, para homens ou mulheres com o bom gosto no uso da madeira ao natural, esquecendo lacagem, decapé, ou qualquer tipo de acabamento que devalorize a madeira e o seu espaço, deixo aqui alguns exemplos de pequenos bares de interior, algumas imagens das muitas que vou recolhendo ao longo de muitos vagueios internautas...

Neste post vou apenas apresentar alguns exemplos mais simples, aqueles que podem simplesmente dar uma nova vida áquele canto da sala que ninguém usa... numa forma especial de decorar a sua divisão. Pequenos apoios ou bancas móveis com pequenas arrumações, recorrendo sempre que possivel ao uso priveligiado de madeira maciça, podendo ser combinada com alguns dos materiais mais modernos, vidros, aluminios, inox, entre outros... simples e fácil.







sábado, 29 de maio de 2010

Ligações de madeira - Canto corrido

É um conjunto muito simples que, no fundo é de fácil execução. No entanto, o facto é que por ser muito simples de fazer, significa que deve ser dada uma atenção extra o acerto da madeira. No desenho abaixo, estão 4 tábuas exemplificadas as ligações de canto corrido, utilizando apenas cola.



As bordas das placas devem ser perfeitamente rectas e quadradas.

As margens são cada revestidas com cola, que são pressionadas juntas esfregando-as para a frente e para trás longitudinalmente para expulsar o excesso de cola e de ar. Se esta colagem for bem executada, será muito importante, porque a colagem será muito resistente, difíceis de separar.

Ligações de madeira - Canto nos topos

Junção simples de duas peças de topo sem encaixe formando um L.


Este tipo de ligações é o mais fácil de todos para fazer. A madeira é unida com uma face e um topo e geralmente acaba por levar ligadores metálicos como pregos e parafusos e cola apropriada.
Pode ser adicionada alguma força para a colagem surtir efeito de forma a aderir com uma maior fiabilidade. Essas articulações não são recomendadas para madeira, a menos que sejam usadas em conjunto com a utilização de furos com tacos de madeira.

Ao pregar e unir as madeiras utilize um esquadro, para verificar se a ligação de encontra em esquadria tal como desejado.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Renovação de um espaço - Canto da sala com aquecimento

Quando uma obra está na fase de acabamentos e, oportunamente ou financeiramente, não nos é possivel terminá-la, acabamos por remediar e  adiar a sua construção.
Assim aconteceu com este canto de sala, juntamente com a lareira em volta do recuperador de aquecimento.

No entanto este facto está para mudar.
Neste post vou apenas mostrar o aspecto inicial deste espaço e de que forma pretendo modificá-lo, substituindo alguns componentes mobiliários por outro feito à medida com a vantagem de ser amovivel, uma vez que neste recuperador de aquecimento funciona uma bomba de circulação da àgua, que como qualquer aparelho electromecanico pode avariar, o que torna necessário a remoção do móvel do canto.

Apesar de não ser bem a minha área pretendo que toda a obra em alvenaria seja executada por mim ("espero que fique alguma coisa de jeito, até porque tenho muito pouca experiência na àrea").
Relativamente ao revestimento da chaminé, ainda não está bem difinido qual o material a utilizar, sendo muito provavelmente utilizada uma placa de contraplacado de 8mm, numa estrutura pré-montada.

 

É de notar que em toda a construção do movél está prevista a utilização de madeira maciça, uma espécie muito comum em Portugal, pinho. Esta é uma espécie menosprezada por muitos na produção de mobiliário, devido essencialmente às suas propriedades, relativamente a defeitos, ou às tendencias de mercado no uso de espécies exóticas. Como bom português que sou, ou pretendo ser, vou utilizar madeira nacional e neste caso local.


Esta será a aparencia final, num aspecto aproximado, podendo variar ligeiramente relativamente a pequenos pormenores como a cor, ferragens ou outros menos importantes que não afectam a sua estrutura.
 A obra demorou a estar concluida

No link abaixo poderá encontar as imagens do depois.


DEPOIS

domingo, 16 de maio de 2010

Garrafeiras em madeira para todos os gostos

Uma garrafeira, com design actual, para decorar o seu ambiente. Na cozinha, na sala, na adega. Cada vez mais as pessoas procuram objectos de decoração diferentes dos habituais modelos.
Numa busca em aliar o material madeira a novos designs de garrafeiras, singulares ou para conjuntos, apresento neste post alguns exemplos provavelmente um pouco mais tradicionais e rusticos, mas no entanto interessantes.
 

terça-feira, 11 de maio de 2010

Portas rotativas - Poupança de espaço

Numa casa, a menor ocupação do espaço é como um prémio moderno, principalmente para pequenos apartamentos ou estúdios que mesmo num único metro quadrado de área pode fazer uma diferença enorme.

Pois é, a Venetian Celegon  criou o Ergon, um  ultra-modernos e super-cool sistema de rotação e translação de portas numa inovação cool e chique. As portas permitem movimentos de rotação e de translação em ambos sentidos numa só porta,  e a sua rotação em torno do eixo central acaba por representar a popança de cerca de 50% do espaço, de outra maneira consumidos pelas portas convencionais.










sábado, 1 de maio de 2010

Espelhos rusticos em madeira

O estilo rustico, quando combinado com o material madeira, apresenta uma versatibilidade enorme.
Assim, venho apresentar alguns exemplos de espelhos rusticos. Com este material no seu fabrico pode oferecer uma elegância e luxo especial a qualquer peça de decoração ou mobiliário que se queira produzir, como por exemplo um simples espelho.






Espelhos de Rio, concerteza vão prender a atenção de alguém, devido ao conceito utilizado no fabrico. Nestes espelhos de casa-de-banho "flutuam" as ondas em grande estilo para dar uma aparência incomparável.


A pessoa por trás do projecto é Caryn Moberly que nos seus desígnios mostra claramente a sua ligação com a natureza. É uma idéia de desenho simples colocado em prática sob a forma de espelhos de casa de banho espectaculares. A armação foi feita de dois pedaços de madeira cortada abruptamente, de modo que as ondas sejam visíveis e, entre eles o espelho perfeitamente cortado é colocado