quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Como eliminar o caruncho dos móveis

Já deves ter reparado em alguns móveis antigos a existencia de pequenos furo, que libertam uma serradura tão fina que parece pó. Pois é, trata-se de mais um caso de um atáque xilofago, nomeadamente o caruncho. Este alimenta-se da madeira, deixando estes buraquinhos. Mas nem sempre um móvel que apresenta os típicos furinhos ainda tem a praga alojada. Aprende a examinar o teu móvel e a combater este "irritante" insecto.





Os buracos do caruncho são parecidos com os de uma broca porque são bem redondos.



Para saberes se o móvel ainda tem a praga alojada, primeiro observa se os buracos estão escuros ou claros. Se eles já escureceram, então já não há mais insectos em acção. Mas, se estiverem claros e quando bateres sair um pozinho, é sinal de que o caruncho ainda está vivo. (Não tente afogá-lo... obviamente não resulta...Lol)

Se o móvel tem caruncho, usa um insecticida especial para combater a praga, encontrado em supermercados ou lojas especializadas. O produto deve ser aplicado em cada furo com uma seringa ou aerossol. Como o produto é tóxico, faz a operação com luvas, máscara protetora e num lugar ventilado.

Após de aplicar o produto, tapa o móvel com um plástico e deixa assim durante 24 horas. Claro que esta é a parte mais demorada. O tratamento terá de ser repetido um mês depois porque o insecticida não mata os ovos do caruncho, que só estarão activos após este tempo.


Importante
Depois de livrar a tua peça de móbiliário da praga, dependendo do teu gosto, podes deixar os buraquinhos à vista, o que dará um toque especial (ou estranho) ao móvel, ou tapá-los com cera ou betume para madeira, dando o acabamento mais desejádo....

3 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Anónimo disse...

E seguro msm o posso usar querosene

Anónimo disse...

eu uso nestes casos um produto chamado Penetrol, que funciona bem

Renata Brigeiro disse...

Tenho esse problema nas escadas de casa. Para dar resultado é obrigatório tapar com o plástico?
Tenho de passar por cima e por baixo (duas faces da madeira)?

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...