terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Recuperação e Restauro - Mesa de Matraquilhos

Este é mais um projecto de recuperação necessária. Neste caso apresento uma mesas de matraquilhos. Danificada pelos anos e pelo uso, o aspecto era lastimável, manchado pelo oleo excessivo usado nos mesmos. Demonstrou ser necessário a pintura do campo, e uma nova aplicação de velatura e verniz. 


As imagens abaixo mostram a mesa após a remoção do óleo e o acabamento antigo, bem como uma pré-aplicação de tinta no campo de jogo.


Depois
Como pode ser visto nas fotografias, todos os jogadores foram pintados, juntamente com o campo.
Pequenas chapas, batentes, foram substituidas ou criadas, devido à inexistência de algumas. Alguma rede foi aplicada na baliza, para um efeito de realismo e autenticidade de jogo.




52 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Marco Castanho disse...

Boas.
Parabéns, ficou muito bom.
Também estou a reparar uma que era de um café e que entretanto esteve à chuva, portanto era muito mal tratada e pior ainda ficou.
Não estou é a conseguir tirar o óleo seco que fica em excesso. Como é que fizeste?

Cumprimentos

Dicaf disse...

Olá Marco


Não foi fácil conseguir remover todo o oleo excessivo da mesa de matraquilhos.

No meu caso comecei a experimentar várias formas. A mais eficaz foi a seguinte:

Com uma pistola de ar quente amoleci e tostei ligeiramente o oleo e as zonas afectados com o acompanhamento de um raspador ou de um espatula estreita, fui removendo aos poucos.

Após o aspecto parecer limpo, passei novamente a pistola de ar quente de forma a obrigar a soltar um pouco o oleo embebido na madeira.

Por ultimo peguei numa lata com diluente celuloso e um trincha e espalhei um pouco de diluente sobre a superficie afectada limpando um um farrapo para lavar as gorduras superficiais, uma vez que alguns productos de acabamento não aderem bem sobre algumas gorduras.


## PS: Para futuras utilizações, utiliza "vaselina solida" nos ferros dos matraquilhos, uma vez que faz o mesmo efeito, não suja tanto e é mais fácil de limpar.##

Espero ter ajudado em algo.

Já agora gostava de ver o resultado final.
dicaf.francisco@megamail.pt


Dicaf

Marco Castanho disse...

Obrigado pela resposta.

Entretanto já consegui tirar a maioria. Já so tenho a madeira um bocado suja, mas espero que saia tudo quando for lixada.

Quando postei a perguntar como tinhas tirado já tinha exprimentado a dissolver o oleo com gasolina e não deu.
Entretanto exprimentei com um spray desengordurador de limpar fogões e depois de bem esfregado com uma escova de aço saiu razoavelmente bem.

Quando tiver pronta mando uma foto, mas ainda deve demorar porque não tinha patas e ainda não chegaram.

Cumprimentos

Carlos Pereira disse...

Olá.
Parabens ao Dicaf, pelo excelente trabalho que se pode ver nas fotos. Eu tambem estou a recuperar um. A parte da limpeza e do oleo foi resolvida com uma lixadeira electrica. Ficou como novo. Agora falta tratar da pintura dos bonecos. Gostava que me dessem algumas dicas. È conveniente tirar a camada anterior de tinta. Tem alguma (pouca) ferrugem. É aconselhavel dar algum pre tratamento? A tinta pode ser qualquer uma para metal? Obrigado

Dicaf disse...

Boa tarde Carlos

É sempre conveniente remover todas ou quaisquer tintas antes da aplicação de uma nova. Utilize um bom decapante para o efeito, e uma escova de aço. Ser+a aconselhavel remover toda a ferrugem antes da pintura, aplicando inicialmente um primário. Qualquer tinta para metal, desde que compativel com o primário poderá ser utilizada, tinta de esmalte, sintética ou celulosa.


Gostaria de ver o resultado se possivel, dicaf.francisco@megamail.pt


Bons trabalhos - Dicaf

Carlos Pereira disse...

Olá Dicaf

Obrigado pela ajuda.
Aconselhei-me tambem numa loja de tintas. utilizei uma tinta esmalte anti-oxidante. Bastou dar uma pequena escovadela para retirar as partes soltas de tinta e ferrugem e aplicar a tinta por cima.

Logo que acabe, envio fotos.

Carlos Pereira disse...

Nota: pequena escovadela - primeiro lavagem com diluente e depois escova de arame e lixa

Dicaf disse...

Boa tarde Carlos

Obrigado pelo teu comentário e partilha

Dicaf

Anónimo disse...

Boa Tarde

Recuperei uma mesa de matraquilhos, já algum tempo Entretanto os ferros onde estão os bonecas estão outra vez com ferrugem, necessitando mais uma reparação. Na sua opinião o que tenho de fazer para não ter mais este problema?
Obrigado
Pedro Pacheco

Anónimo disse...

Boa noite

Tenho uns matraquilhos, mas 2 bonecos não têm cabeça. Há alguma solução para esta situação?
Obigado

Luís

Dicaf disse...

Boa noite Luís

Neste caso, terá de substituir os bonecos. Depende do tipo de matraquilhos que tem. Existem modelos em que terá de substituir o varão com todos os bonecos, e existe outro modelo em que o boneco está aparafusado ao varão e basta trocar este.

Se ainda tiver as cabeças pode sempre tentar unir a cabeça ao corpo. Faça um furo centrado nos dois, cabeça e corpo. Com um macho, abra a rosca nos dois furos. coloque uma ponta de varão roscado, e junte um pouco de cola tipo ARALDITE. Aperte bem e deixe secar bem.

Sinceramente não sei se resulta, mas poderá valer a pena experimentar.

Cumprimentos
Dicaf

Anónimo disse...

Bom dia Luis,

Para remover os varões dos matraquilhos necessitou de retirar os punhos dos varões? Obrigado.

Cumprimentos,
Tiago

Anónimo disse...

Boa Tarde Luis

Tenho uma mesa de matraquilhos num estado muito identico ao que nos apresenta. Gostaria de saber, mais ou menos quanto é que fica uma restauração como esta e se o SR faz. Já agora onde seria elaborada a restauração?. Obrigado
João

Dicaf disse...

Boa tarde João.

O restauro da mesa de matraquilhos varia em custos, dependendo do estado da madeira, dos bonecos e todos os acessorios decorativos.

Só para ter noção de valores, a reparação poderia rondar os 100€ /150€. Há sempre a ter em conta que este valor pode aumentar se tiver de refazer peças partidas ou substituir peças metálicas, varões ou outros.

Estes restauros são um hobbie e não um negocio
Sou de Oliveira do Hospital, e ocasionalmente faço este tipo de trabalho.

Se estiver interessado, disponha.

Cumprimentos

Dicaf



PS: Tratem-me por DICAF.

João Fidalgo disse...

Amigo DICAF, de-me nao for inconveniente pode dar-me uma ajuda?

estou a recuperar uma mesa de matraquilhos e estou com um problema no que diz respeito aos varoes dos jogadores...

tem ferrugem ate mais nao, e tenho estado com lixa a tirar, mas estou a demorar imenso tempo...

ja meti um produto para tirar a ferrugem mas nao resultou...

que me aconselha fazer alem da lixagem que ja ando a fazer??

entretanto para a parte que é pintada entre os jogadores, comprei uma lata de hammerite que dizem que serve para aplicar por cima de ferrugem... boa ideia ou nem por isso?

cumprimentos e muito obrigado

Dicaf disse...

Olá João

Antes de mais obrigado pela visita.

Pois é... de facto a ferrugem pode ser um grande, problema e incómodo nos varões.

Existem alguns equipamentos electricos que podem facilitar este serviço, nos varões propriamente ditos. Pode utilizar por exemplo uma lixadeira circular orbital ou uma rebarbadora, com prato e disco de lixa. Estes, na minha opinião são os mais practicos e mais fiaveis para o serviço.

Quanto aos jogadores, pode sempre utilizar um versão mais caseira e com um pequeno maçarico queimar os ferros e escovar com uma escova de arame, ainda em quente.

Há quem utilize soda caustica e cal. É um pouco perigoso para quem não souber como se comporta e como usá-la

No fim quando remover tudo, ou quase tudo, limpe os ferros e jogadores com diluente celuloso q.b.

Nota durante a lixagem pode sempre ir limpando como diluente celuloso para ajudar a amolecer resíduos em cantos mais difíceis.

Nunca confiei muito nos productos para pintar por cima da ferrugem. Não há nada como remover o máximo possivel e só depois pintar. Pelo menos esta é a minha opinião.

Boa sorte e Bom trabalho.

Dicaf

Anónimo disse...

Excelente Trabalho !!
Poderia-me dizer como se tira os varões?
Obrigado.

Nuno

Dicaf disse...

Bom .... isso depende de mesa para mesa.

Neste caso, foi necessário retirar o punhos de borracha primeiro. Depois Numa das laterais, por baixo de um perfil metálico estavam ocultos alguns parafusos. Tirando os parafuso sai a regua lateral com os aneis onde passam os ferros. E voilá.

Mas é como digo. Varia de mesa para mesa e fabricante para fabricante. Existem modelos em que os jogadores estão aparafusados ao ferro. Só depois de desaparafusar os jogadores, todos, é possivel remover os ferros...

se precisar de alguma dica, envie as fotos da mesa para dicaf.francisco (a) megamail.pt

Anuska disse...

Boas, tambem estou a restaurar uma mesa mas infelizmente nao é so pintar e limpar mas tenho q substituir os aneis e as borrachas dos varoes. O meu problema agora é encontrar esse material. Se souber onde posso comprar ajude-me sfv.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa tarde

Comecei tambem agora a reparar uma mesa :)

em termos de madeira nao me parece estar muito mal..axo q uma lixadela geral..e envernizar..e fica bem!

O maior problema são os varões..Cheios de ferrugem.. nas partes deslizantes e mesmo no espaço entre os jogadores e nos próprios jogadores...

com uma lixadora eletrica estou-me a safar nas partes maiores..mas naqueles espaços mais pequenos e mesmo nos jogadores não é facil...

que me pode aconselhar para limpar bem aquela tinta..e que tipo de tinta para pintar novamente os jogadores...

Já agora..consegue-se arranjar quantidades pequenas de tinta? porque vou precisar de:

-prateado pros espaços entre jogadores
-preto para calçoes, cabeça e pés.
-Vermelho, verde e branco

Obrigado pela ajuda

Cump

Luis Patricio


Vitor Marques disse...

Boa tarde! Desculpe o incomodo mas recentemente adquiri uma mesa de matraquilhos, e gostava do seu conselho, que oleo usar nos varoes para não enferrujar, porque depois do verão ela fica parada por muito tempo, pois a mesma está numa casa de férias. Obrigado e cumprimentos. Vitor Marques

Unknown disse...

Boa noite pessoal. Eu sou um apaixonado por matraquilhos e decidi agora recuperar uma mesa de matraquilhos. O meu problema é que o meu matraquilho é um modelo francês e não da para comprar peças novas... até pk são muito caras. Contudo deparo - me com 2 problemas graves... varões empenados e com ferrugem. Sabem como posso concertar isto? Agradeço mm um possível auxílio.

Cumprimentos

GuTi disse...

Boa noite Dicaf, estou a restaurar uns matraquilhos e a ler uma das suas respostas reparei que também é de oliveira do hospital, estou um bocado confuso em relação a algumas tarefas a fazer na minha mesa, pois há peças que já não sei bem como se montam e outras que já nem vinham assim como umas alterações que pretendia fazer mas não sei bem como, gostava que se possível pudesse ver e aconselhar-me como fazer pois tem muita experiência, eu moro por cima da farmácia santos, aguardo resposta.
Guti

Dicaf disse...

Boa tarde a todos.

VITOR - Respondendo à sua duvida. A melhor forma que consegui até ao dia de hoje para olear e proteger os varões, foi utilizar vaselina solida. Aguenta-se mais tempo, não escorre e não suja tanto.

MARCIO FERREIRA - Eu tive o mesmo problema. Os varoes estavam um pouco empenados e com muita ferrugem. No meu caso o trabalho foi muito manual. Desempenei os varões com um martelo bom e uma bigorna. Isto requere alguma sensibilidade. Pode sempre tentar junto de um serralheiro para o ajudar a alinhar os varões. Quanto à ferrugem, vai ter que limpar a tinta existente, lixar a ferrugem até ao metal e pintar de novo.

GUTI
- Sou de Oliveira do Hospital, no entanto estou ausente muitas vezes. No entanto ajudarei no que puder. Que tipo de alterações quer fazer? Se quiser pode entrar em contato - dicaf.francisco@hotmail.com. Pode igualmente procurar no facebook.

Cmps
Dicaf


Anónimo disse...

Boa tarde
a mesa dos meus matraquilhos ficou com um alto no meio , como posso fazer para o campo voltar a ficar todo nivelado e liso?

Dicaf disse...

Boa tarde

Antes de mais deixe-me perguntar!
O campo que tem um alto no meio é novo ou já é velho?

Se o campo é novo sugiro que fixe uma ou várias réguas de madeira de casquinha na parte de baixo, pregado, com pistola de pregos mini, e bem colado com cola de madeira de forma a tentar levar o campo ao sitio.

Se o campo for velho e muito usado, dificilmente conseguirá com que este volte a ser direito. A deformação foi lenta e durante muito tempo. O melhor mesmo é substituir o tampo.

Pode faze-lo de uma forma economica.
tire a medida exacta do Campo. Compre uma placa mais ou menos da mesma espessura, penso que será de 5mm , de preferencia com melamina branca já aplicada.
Lixe ligeiramente a face de melamina sem retirar a cor branca. Com fita de papel maque as linhas do campo.
Pinte a placa na totalidade de verde, pode ser em spray.
Quando secar, retire a fita de papel que marca as linhas do campo. Compre uma lata de verniz em Spray e aplique sobre toda a superficie do campo de uma forma uniforme.

Coloque o tampo no sitio e disfrute de um campo novo.

Cumprimentos
Dicaf

Anónimo disse...

quais os materiais necessecarios para construir a mesa e onde comprar os materiais

Anónimo disse...

Boa noite Dicaf, preciso de substituir o campo. Qual a forma de fazer?

Obrigado
Cpts
Rb

carlos disse...

Excelentes ideias.

Também recentemente recuperei a minha mesa de matrecos de baliza à baliza e o moterial que presisei comprei em: http://www.bilhares-carrinho.com eu fui lá pessoalmente e comprei, mas eles têm loja online.

Já que estou com as mãos na massa vou também restaurar a mesa de 4 jogadores que já está a precisar de um lifeting.
A lubrificação dos varões também usos vaselina industrial solida é o melhor.

No meu caso desmontei tudo as partes moveis de madeira, lixar tudo, aplicar uma demão de verniz tapa poros, lixar novamente e depois apliquei verniz final.

carlos disse...

Excelentes ideias.

Também recentemente recuperei a minha mesa de matrecos de baliza à baliza e o moterial que presisei comprei em: http://www.bilhares-carrinho.com eu fui lá pessoalmente e comprei, mas eles têm loja online.

Já que estou com as mãos na massa vou também restaurar a mesa de 4 jogadores que já está a precisar de um lifeting.
A lubrificação dos varões também usos vaselina industrial solida é o melhor.

No meu caso desmontei tudo as partes moveis de madeira, lixar tudo, aplicar uma demão de verniz tapa poros, lixar novamente e depois apliquei verniz final.

João disse...

Boa noite Dicaf
Estou a restaurar uma mesa, mas os varões estão um pouco tortos...
Como hei-de endireita-los?
Cumprimentos

Unknown disse...

ola. optimo trabalho. Poderia me dizer onde arrajou a rede para dar mais realismo e como a fixou? cumprimentos e continuação de um excelente trabalho (arte)

Unknown disse...

desde já parabens por este excelente trabalho. podia me dizer onde arranjou ou eu possa adquirir a rede para dar realismo á baliza? e como a fixou? obrigado continuação de um optimo trabalho

Anónimo disse...

quem precisar de bonecos novos pintados ou por pintar vendo barato 965364889 Martins, não é por negócio mas simplesmente deixei a tividade já faz algum tempo e o material para ali anda

ez lenam disse...

Alguém tem pernas de mesa de matrecos em 2ª mao para vender?

Anónimo disse...

Boa tarde estou a recuperar uma mesa mas não sei que tintas hei de utilizar para pintar os bonecos, estão neste momento no metal aconselha pintar primeiro com um primário por exemplo em spray e depois pode ser esmalte, desde já o meu obrigado

Anónimo disse...

Boa Noite, estou a recuperar uma mesa de Matraquilhos clássica e preciso comprar alguns bonecos novos, pois os q lá se encontram estão partidos, alguém me pode ajudar... onde comprar na área de Lisboa...? Obrigado

Rafa

Dicaf disse...

Boa tarde

Pode sempre utilizar um contacto que já está nos cometários ou tentar no OLX. Deve ficar mais em conta do que comprar novos.
Cmps

Anónimo disse...

Boa tarde Dicaf,
Tenho uma mesa de matraquilhos que neceessita de ser restaurada. Vou avançar inicialmente para a pintura dos bonecos e varões e de seguida avançar para a pintura do "relvado". O que se passa aqui é que não tenho muito jeito para estas delicadezas e estou na disposição de entregar este trabalho de restauro dos varões e bonecos + "relvado". O dicaf efetua este tipo de trabalhos sob orçamento ou apenas dá dicas de restauro?
Estava na intenção de entregar este tipo de trabalho a uma empresa da zona de Lisboa mas após ler este blog notei que tem bastante knowhow e dedicacao no que diz respeito a este tema, pelo que deixo a pergunta.
Um abraço João Casais

kruder disse...

Boa tarde,

Vi o seu trabalho de restauro e estou a braços com um, onde o campo tem de ser trocado. Consegui mandar vir um novo, e agora estou na duvida como proceder a melhor maneira de montar, o velho tem as travessas pregadas que terei que tirar para o novo, como deverei fazer? coloco as traves directamente no campo e arrisco a não encaixarem devidamente? coloco as traves e o campo por cima e depois de pregadas as madeiras por cima do campo abro a mesa e prego por baixo? estou na duvida e não queria fazer porcaria, se alguem puder ajudar, seria excelente.

Unknown disse...

Boa tarde! Bom ano!
Estou a recuperar uma mesa de matraquilhos para a minha filha. Uma fanática!!
Reparei agora que o varão dos defesas tem um boneco torcido. Eles são de chumbo e não tem parafuso à mostra( pode estar escondido por debaixo do chumbo??) como posso fazer para alinhá-lo com o seu parceiro de ferro??
Obrigado desde ja

Unknown disse...

O meu matraquilhos funciona sem por moedas como arranjo?

Dicaf disse...

O que pretende ao certo? Por a trabalhar com ou sem moedas?

Unknown disse...

Olá boa tarde Ficar

Será que me pode ajudar? Eu tenho uma mesa que trabalha sem meter a moeda e queria meter a trabalhar a moeda. Como faco?

Unknown disse...

Boa tarde. Como tiras-te os varoes?

Unknown disse...

Boa tarde. Como tiras-te os varoes?

Unknown disse...

Boa noite gostaria de saber como se retira os punhos de borracha dos matrecos

numero3 disse...

Olá malta, fiz uma restauração muito recentemente de uns matrecos que comprei em segunda mão. Deixo-vos o vídeo para todo o projecto. Para além do restauro da madeira e pintura, restaurei e pintei os varões, borrachas, coloquei um campo novo, e ainda adicionei um ecrã e LEDS para contar os golos e dar alguma emoção ao jogo. Tudo isto com ajuda do Arduino e alguns sensores.

Restaurar Matraquilhos + ARDUINO contador de golos:
https://youtu.be/2RVN4kRr38c

Lino disse...

Boa noite, comprei uma mesa de matraquilhos que está praticamente nova, só tinha aquele óleo seco nos varões que já comecei a remover com muita dificuldade com diluente e esfregando, tentei usar uma lixa num dos varões mas agora ele faz um barulho como se tivesse a raspar, deve ter sido uma lixa muito aspera, como consigo meter o varão como novo? há alguma lixa especifica ? ou aqueles rolos de polir de pano num berbequim? Já agora para limpar o óleo do campo há algum produto que ajude na tarefa? Algum desingordurante?
Obrigado

Unknown disse...

Boa noite.eu estou a restaurar uns matraquilhos só que nao sei como tirar o casquilho de um dos lados. Pois de um desmonta-se mas do outro não. Como faço para trocar ?

Boss disse...

Boa noite Dicaf. Estou a recuperar uma mesa de matraquilhos antiga e estou com dificuldade em retirar os punhos (que são de plástico) dos varões. Alguma dica sobre a melhor maneira de os retirar? Obrigado.

João miguel disse...

Olá a todos.
Parece-me que todos vocês entendem de restauro de matraquilhos. Eu não entendo nada disso e gostava de reparar uns matraquilhos para oferecer. Sugerem algum local onde eu possa mandar arranjar ou alguém do porto que possa fazer isso para mim?
Alguém que eu possa enviar uma foto e me faça um orçamento.
Agradeço toda a ajuda possível.

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...