sábado, 30 de Janeiro de 2010

Afiação de formão

O Primeiro passo para afiar um formão novo é a lapidação. Depois de lapidado, começa-se a afiar o lado de chanfro. Agora passo a passo. Primeiro será melhor passar no e smeril.

Pode ser esmeril manual ou elétrico. Esse desbaste de esmeril ajuda a acelerar a afiação e aumentar a estabilidade no momento de movimentar na pedra. Cuidado para não destemperar.

Para não destemperar, normalmente, não se deve passar o fio da lamina no esmeril mais de 1 ou 2 mm.


 Depois desbastar a lâmina, começa-se a afiar com a pedra de afiar. A Pedra de afiar tem que ser plana. Para verificar e acertar na pedra é igual à lapidação. Para segurar formão veja como se procede na foto abaixo, neste caso para uma pessoa destra. Muito importante segurar o formão o mais ponta possível.

Utilize a pedra #1000 (pode ser #800 ou #1200) e quando tiver o formão firme empurre de uma ponta á outra da pedra, e ao puxar também continue a segura-lo com firmeza.

continue este processo  até sair a rebarba do fio, por completo. Antes de remover a rebarba, verifique se a  lamina fica com o desenho correcto ou errado. Caso esteja errado o melhor será passar no esmeril novamente. Depois de remover a rebarba, mude de pedra para mais fina como #4000 ou #6000 até tirar os riscos de pedra anterior. Depois disso coloque a lamina de forma a lapidar e movimente a lamina algumas vezes para virar a rebarba para outro lado. Umas 10 vezes de movimento é tudo o que necessita para virar a rebarba. Depois de virado, afie o lado chanfrado de novo para virar a rebarba de novo. Fazer mais algumas vezes este processo até sair a rebarba.

3 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Anónimo disse...

Prezados amigos,

Sou restaurados de móveis e uso muito formão e plaina.

Com o uso, a pedra de amolar vai ficando irregular, com a parte do centro mais afundada.
Como acertá-la?

grato pela ajuda.

Aurelio
11-4795.35.23
palma.aurelio@ig.com.br

Dicaf disse...

Caro Aurélio

O desgaste da pedra de amolar constitui uma grande dor de cabeça para muitos artesãos, levando muitas vezes a uma decisão da compra de uma nova.

Suponho que sejam poucos os meios para conseguir novamente uma superficie lisa. Uma delas é utilizar apenas a superficie mais elevada da pedra até sentir a pedra mais uniforme, contudo sendo uma opção pouco prática.

Numa proxima utilização de uma pedra nova ou como tal, tente utilizar a superficie da pedra de uma forma mais uniforme e abrangente, deixando de centralizar tanto o desbaste.

Proponho-lhe que experimente: a utilização de uma lixadeira elétrica de cinta, manual, com lixa acima de P120... invertendo-a, passando levemente a pedra sobre a sua superficie em funcionamento, até sentir a área mais nivelada.

Sinceramente não sei se resulta, mas se quiser experimentar, agradecia se pudesse adicionar o resultado como comentário.

Espero ter ajudado em algo.
Dicaf

Anónimo disse...

Na capintaria onde trabalhava retificavamos a pedra passado com ele encima de uma superficie de pedra direita como lacil ou outra para a frente e para trás até a superficie da pedra ficar direita.


Um Abraço

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...