quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Usando o Compasso

Em muitos trabalhos é necessário o uso de compasso. Sejam compassos industrializados ou improvisados, sempre será necessário uma ponta metálica que tem a função de prender o compasso no lugar. O problema é que essa ponta marca a madeira com um furo difícil de ser removido ou disfarçado.
Para evitar isso, use um pedaço de acrílico para evitar que a ponta do compasso danifique seu trabalho. Para que o acrílico não deslize, cole um pedaço de lixa ou velcro numa de suas superfícies.
Algumas vezes precisamos de compassos grandes para executar alguns trabalhos. O problema é que é difícil de encontrar compassos grandes para comprar.
Podemos criar compassos de vários tamanhos de uma forma muito fácil e barata.

Maquinas necessárias: Motoesmeril, serra circular, plaina e furadeira.
Madeira necessária: Cedro ou outra madeira flexível e resistente.
Ferragem necessária: Enforcadeira de 1/2", barra de aço de 1/4"x15cm, chapa de aço curva de 1.5 mm de espessura por 1" de largura e parafuso com porca borboleta.


Faça duas ripas de 1.5x3 cm com o comprimento necessário para o trabalho (ex: 40 cm para marcas de até 95 cm de circunferência).
Em ambas as ripas, faça um furo de 1/4" à 1.5 mm de distancia de uma das extremidades. Em seguida, arredonde as extremidades furadas.

Na outra extremidade deve ser feito um afilamento de um lado e uma cava côncava (redonda para dentro) com 15 cm de comprimento, 8 mm de largura e 3 mm de profundidade. Isso pode ser feito com uma broca de 9 mm de diâmetro ou com a Tupia manual, usando uma fresa apropriada.


Usando uma enforcadeira de 1/2", prenda uma caneta ou lápis dentro da cavidade de uma das ripas. Em seguida, faça uma ponta bem afiada numa barra de aço (usando o motoesmeril) e prenda-a na cavidade da outra ripa de forma que fique para fora, a mesma distância que a caneta ou lápis preso na outra ripa. Agora prenda as ripas uma a outra com o parafuso com porca borboleta. Para regular com maior segurança este compasso, use uma chapa de aço curva e
com um rasgo central, para que o parafuso deslize por ele.

Para usar este compasso, basta afrouxar as borboletas para regulá-lo e apertá-las após a regulagem.


0 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...