sábado, 12 de dezembro de 2009

Como restaurar madeira - Revestir um acabamento antigo

Qualquer material se desgasta com o tempo e os móveis de madeira não são uma excepção. Às vezes, o acabamento inteiro desgasta, às vezes apenas em lugares muito usados. Locais desgastados são mais comuns em portas e gavetas. Em peças antigas, o desgaste é parte da pátina da peça e determina o valor do móvel, não devendo ser coberto nem restaurado.


O mesmo se aplica a quase todas as peças da mobília: desgastar e rasgar dá uma certa personalidade. Mas um acabamento fino e antigo pode ser revestido. E quando refazer o acabamento é a única alternativa, poderá consertar os locais desgastados.


Primeiro, limpe a superfície com cuidado com um líquido mineral ou, para laca ou verniz, álcool desnaturado. Se o acabamento inteiro estiver desgastado, limpe o móvel inteiro: deve remover toda a sujidade e a gordura. Depois aplique um nova camada do acabamento já pronto na madeira.


Se estiveres a retocar os locais desgastados em vez de revestir o acabamento inteiro, limpa a superfície gasta e lixa o local suavemente com uma lixa fina. Cuidado para não forçar muito. Em seguida, pode refazer o acabamento. Se o móvel não tiver coloração, é fácil. Se for colorido, vai precisar recolorir para combinar.


Para retocar o local gasto, use uma tinta a óleo que combine com a coloração do móvel. Pode misturar as colorações para se aproximar da cor original. Teste a coloração numa parte da madeira sem acabamento que não dê pra notar antes de trabalhar nos outros locais.


Aplique a coloração na área danificada com um pincel artístico ou um pano limpo, cobrindo toda a área da madeira. Deixe a coloração secar por 15 minutos. Em seguida, limpe com um pano limpo. Se a cor for muito clara, aplique outra camada de tinta, espere 15 minutos e limpe novamente. Repita esse procedimento até que você esteja satisfeito com a cor. Deixe a tinta secar de acordo com as instruções do fabricante.

Lustre levemente a superfície pintada e limpe com um pano macio. Aplique uma nova camada do mesmo acabamento da superfície – laca, goma-laca, resina penetrante ou verniz– sobre a área recém-pintada, espalhando o novo acabamento sobre o antigo revestimento.


Deixe o novo acabamento secar por um ou dois dias e lustre levemente as áreas remendadas. Finalmente, encere toda a superfície com cera em pasta e dê polimento até ficar a brilhar.

0 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...