quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Caixa de ferramentas - The Studley Tool Chest

Esta inacreditável caixa de ferramentas para consertos de pianos foi criada e aperfeiçoada no decorrer de 30 anos por Henry Studley.





Carpinteiro e pedreiro que trabalhava para a Smith Organ Co., e depois para o Poole Piano Companhia de Quincy, Massachusetts.




Usando diversos tipos de madeira, incríveis sistemas de roldanas e encaixes perfeitos, conseguiu fazer uma verdadeira obra-de-arte que contém mais de 300 ferramentas. Quando fechado, e pendurado numa parede, tem aproximadamente 39 polegadas por 20 polegadas com uma profundidade 9 polegadas e quando abre tornar-se 40 polegadas por 40 polegadas. É feito de mogno, ébano, nogueira, entre outras, materiais que provavelmente foram retirados da Poole Piano como sucata.




Studley morreu em 1925, após se ter aposentado aos 80 anos, da Poole Piano Company de Massachusetts.



Para cada ferramenta, Studley projectou um lugar para guardá-las, no devido lugar e para mostroário. Chaves miniatura, serras artesanais, e algumas ferramentas de piano ainda não identificadas, cada uma, com o seu devido lugar imbutido. Pequenos fechos giram para fora para que uma ferramenta possa ser removida. Em alguns casos as folgas são tão apertadas que as ferramentas quase se tocam. A arca dobra e fechada como um livro. E como a caixa está fechada, ferramentas salientes do lado esquerdo encostam em espaços entre as ferramentas do lado direito. Surpreendentemente, apesar de ser tão denso, as ferramentas estão fácilmente acessíveis.




Studley estava bem nos seus 80 anos, quando se aposentou da companhia do piano. Antes de morrer, deu a arca das ferramenta a um amigo. O neto daquele homem, Peter Hardwick, emprestou a arca ao Museu Smithsonian de História Americana em Washington, DC, no final dos anos 80 e mais tarde vendida a um colecionador particular no Centro-Oeste dos Estados Unidos. Esse proprietário por sua vez vendeu a caixa de ferramentas a outro colecionador particular, onde actualmente se encontra.

Hoje é de um colecionador particular.

2 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Anónimo disse...

podia colocar as fotos em tamanho maior
nao da para ver os detalhes
Marcos de Santana

Dicaf disse...

Olá Marco

Já aumentei o tamanho das imagens....


Dicaf

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...