domingo, 21 de fevereiro de 2010

Torno de Madeira em Madeira

A coisa mais desejada por marceneiro é um torno, mas o custo destas máquinas é geralmente demasiado elevado para ser considerado e, consequentemente, é impedido de executar um trabalho mais difícil.



Muito sonharam, projectaram, e com poucos meios e sem ferramentas electricas conseguiram alcançar obras-primas, fantáticas aos olhos de muitos.



Torno de Madeira a Pedal

Este torno antigo em madeira é quase tão simples que nem parece trabalhar.  Construido por um carpinteiro com alguma ajuda de um ferreiro. Tem os requisitos básicos, um movimento de acções capazes de executar todos os trabalhos como um torno moderno.
A energia é fornecida por um pedal. Um dispositivo que foi usado em centenas de milhares de máquinas de costura.

A única coisa que torna possível a utilidade do pedal numa máquina rudimentar como este torno mecânico é o grande volante. Seria preciso uma grande dose de esforço para conseguir que a grande roda comece a girar, sendo necessário pouca energia para manter a velocidade.



Este é um dos modelos de torno de madeira, sendo movido a pedal. Funciona relativamente bem e a velocidade pode chegar a ser equivalente a um torno mecânico moderno.

Este é outro modelo de torno para madeira movido a pedal. Fabricado provavelmente no final do século XIX. Com proveniencia desconhecida, mas em todos os parafusos estão estampados a palavra USA.


Torno Leonardo Da Vinci
Stuart King, um carpinteiro do Reino Unido, projectou e constuiu um torno segundo desenhos de Leonardo da Vinci. Sem qualquer tipo de motores elétricos, o mecanismo é muito simples e depende de um pedal (similar ao de máquinas de costura) e uma roda gigante para fornecer o momento de inercia.



Para mais infromações sobre este útimo clique em Torno de Leonardo Da Vinci


Outros



Ficam aqui algumas sugestões para os amantes de antiguidades e tornos de madeira, especialmente em madeira.

6 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Anónimo disse...

maravilhoso!!!!

Kory disse...

Muito obrigado por dividir!

claudio disse...

1º Deus, depois homem e seus sonhos intuições e
trabalho, muito interessante.

Unknown disse...

Por gentileza sou iniciante e gostaria de saber o que usam para deixar as peças brilhando?.aguardo resposta .Ja usei umma porção de tipo de cera e nada fica sempre opaca..obrigado.

Anónimo disse...

para dar um brilho melhor, experimenta isso: depois da peça pronta e ja lixada, com a peça ainda presa no torno em movimento, passe (esfregue) um pedaço de madeira mais dura na peça (madeira com madeira) para fechar os poros da madeira e depois passe a cera. vai melhorar bastante o visual. mas não acalque com muita força para não pretejar a peça

Unknown disse...

Não é atoa que o homem é a imagem e semelhança de Deus.

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...